Noivas de Renda – Romantismo Infalível!

por Cleide Sousa

A criação da renda, data-se dos séculos XV e XVI na Europa, primeiramente na Itália, e pouco depois na França. Durante muito tempo, o uso da renda restringia-se aos trajes do clero e da nobreza.

Através dos séculos seguintes, as técnicas de fabricação deste precioso tecido foram se aprimorando, e desenvolveram-se vários tipos de renda. As mais comuns referiam-se ao tipo de fabricação: Bilros ou agulha. Hoje em dia encontram-se vários tipos no mercado.

Chantilly –  mais leve, sem relevo, maleável, geralmente tem os padrões bem delicados e românticos.

Renda de Tule: bastante transparência, típica do tule, salpicada com motivos florais geralmente.

 

Guipure – renda pesada, com motivos mais unidos e alto relevo.

Sutache – parece um tipo de renda Chantilly com relevo.

Renascença – Uma das mais valiosas rendas, totalmente artesanal.

A renda por si só é glamourosa, mas em casamentos depois das 20 horas, podem ser rebordadas, para as noivas que não dispensam o brilho.

Bom, passando essa introdução, eu tenho que dizer a vocês, que os vestidos de noiva de renda são os meus favoritos. Se um dia me casar na igreja, provavelmente escolherei este tecido para meu traje!

 

Como a renda é um tecido altamente decorativo, não é necessário que o modelo do vestido seja muito elaborado. Geralmente os modelos mais delicados e românticos dão os melhores efeitos. Como a gama de rendas existente é inumerável, também são as possibilidades de vestidos. Para aquelas que casam de dia, ou ao ar livre, as rendas mais leves, sem bordados, e os vestidos curtos de renda, são boas sugestões:

 

Este último teria que ser mais longo, mas vocês entenderam o espírito da coisa, não? Para as mais clássicas, renda vai muito bem no combo: vestido longo, véu, cabelos presos de preferência… eu acho mais que perfeito… só dispenso luvas, aliás, eu dispenso luvas com qualquer modelo, definitivamente não é elegante!

Ivanka Trump e seu magnífico vestido de renda de tule

A renda também pode ser utlizada para valorizar os decotes do vestido, ou promover transparências  no vestido, claro que com muita discrição, qualquer exagero tende a ficar muito vulgar.  Evite a todo custo, aqueles vestidos com a blusa toda transparente e os bordados tapando apenas os seios… nunca vi algo mais vugar que isso para noivas. O exagero pode destruir qualquer look, vejam só:


Seguindo a linha “bailarinas do É o Tchan”, Sheila Melo também conseguiu destruir seu visual, e olha que ela tinha potencial para ficar bonita de noiva. Mas o que é isso? Renda, vestido sereia, cabelo despenteado e véu… tudo ao mesmo tempo!? MEDO!

Mas voltando ao assunto, os lindos decotes proporcionados por belas rendas:


Suave transparência nas costas, arrematada pelo romantismo dos botões de pérola.

O delicado estilo de ombros à mostra

Costas nuas

Decote frontal velado pela renda

Transparência valorizando os braços

Renda valorizando o decote posterior

Esse estilo é um dos meus favoritos. A abertura nas costas dá um toque de sensualidade, mas a frente com pequenas mangas, permanece austera:


Para as mais românticas, os vestidos de noiva de renda com lacinhos e babadinhos ficam lindos! Sem exageros…

Sandy e sua escolha romântica para o casamento

Várias camadas de babados rebordados dão glamour a esse vestido

 

E para aquelas que não dispensam o brilho e glamour:

 

Linda blusa de vestido de noiva, com renda rebordada e forro acetinado

Babados armados e glamourosos

E mais alguns para seu deleite…

Wanessa Camargo em ensaio para revista

Vestido sereia, Santorini - esse só serve para as muito magrinhas!

Lindo! De Elie Saab

Lindo vestido do filme "Emma"

A perfeição dos vestidos de Martha Medeiros, renda Renascence

Romântico com faixa colorida para modernizar o visual

Acabamento com laço

E alguns acessórios que cairiam bem. Buquês românticos acompanham muito bem os vestidos de renda… os de rosa vermelha são muito populares, eu particularmente não gosto, acho até um pouco vulgar além de muito batido. Quem opta por um casamento mais tradicional, deve saber que os buquês brancos ficam mais que perfeitos. Acompanhando os vestidos de renda, eu também gosto dos de flores em tons pastéis.

O buquê de hortências foi uma idéia genial, é moderno e romântico ao mesmo tempo!

Tradicional e belo buque branco

O buquê rosa também compõe perfeitamente o visual romântico

Lirios também fazem uma bela combinação

Essas rosas em tom marfim com um toque delicado de azul também fica muito bonito em buquês

Como eu disse, os vestidos de renda, combinam com um look mais romântico ou tradicional. Sugestões de tiaras e penteados:

 

Tiaras estilo vitoriano, com ou sem véu

Coques bem elaborados ornamentados com flores ou jóias

Flores

Tiaras (eu quero essa!)

Bom, acho que já postei muitas inspirações para vocês, por hoje… sugestões, dúdidas, palpites… estou sempre à disposição.

Anúncios

26 Comentários to “Noivas de Renda – Romantismo Infalível!”

  1. Muitas inspirações mesmo, Cleide! O post ficou ótimo e sua seleção de imagens está perfeita! Amei!

    Agora, faz um post sobre como achar o marido pq só ficou faltando isso pra eu me animar a casar! hehehe!
    bj

  2. A renda Renascença realmente é muito linda e encantadora, para quem quiser ver uns modelos de vestidos super lindo veja esse blog de Renascença http://leneart.blogspot.com e esse catálogo de fotos com vários modelos de renda Renascença quem quiser ver tá aqui http://www.flickr.com/photos/59355689@N07/

  3. Gostei muito muito mesmo vou casar em junho de 2012 e quero um vestido de renda. gostaria de dicas de maquiagem para este estilo de vestido. penso em algo muito leve o que acha?

    • Oi Adriana,
      Tudo depende muito do seu estilo, de sua pele, da cor dos seus olhos, seus cabelos.
      Eu particularmente gosto de maquiagem mais marcante nos olhos. Acho que vale até usar cilios postiços, porque fica lindo nas fotos. A maquiagem muito apagada, não realça na filmagem, nas fotografias.
      Mas eu acho que você pode fazer uma boa cobertura com base e corretivo, pra pele ficar bem uniforme, e usar tudo moderado: blush natural, sombra em tons de terra, ou uma bela sombra champagne com brilho, mas não abra mão de um contorno bonito nos olhos e um realce nos cílios. O batom pode ser cor de boca, ou rosinha.
      Você quer me mandar uma foto por email, para eu poder te sugerir melhor? Meu email é cleide.scully@gmail.com
      Abraço, obrigada pela visita!

  4. Olá,

    Gostaria de saber sua opiniao a respeito da maquiagem

  5. Oi Amore!

    Vou mandar sim, só não mando agora porque estou no notbook da maninha, e nao tenho fotos aqui; Mas quero sim e muito sua ajuda, desculpas por nao responder antes estava no corre corre escolhendo o grupo musical. mas uf!!! já descidi.
    Vou me casar na igreja as 20:00hrs.

    bjos obrigada viu.

    aaah… só para adiantar tenho a pele bem branquinha com os olhos claros e os cabelos loiros de luzes.

  6. Adorei tudooo *-*

    Vou me casar dia 21/01/2012….

    Nossa que dúvida .. meu vestido é de renda e eu não sei ainda como usar meu cabelo.. ,Vou usar um véu “curto” na altura da cintura ..

    Algumas sugestões meninas ???

    • Ola Arianny,
      Vestido de renda é sempre uma boa opção. Para saber como arrumar o cabelo, seria legal saber o horário do seu casamento. Vai ser de manhã, tarde ou noite?
      Se for de manhã, fica muito bonito um cabelo semi preso com umas camélias enfeitando, bem singelo.
      À tarde, as camélias com um coque baixo e um véu saindo do coque fica bonito também. Agora se for à noite, quando brilho é permitido, eu sugeriria um véu longo, de uma folha e uma bela tiara, o que acha? Vou fazer um post de penteados, vou tentar fazer ainda no início do ano pra ajudar a te inspirar.
      Qualquer coisa, me escreva que trocamos idéias mais específicas: cleide.scully@gmail.com
      Abraços!

  7. Aiiiiiiiii eu quero um vestido assiiim…

  8. Quero saber de quem é o vestido de babados que está aki, é tomara que caia, lindíssimo, quero me casar cm ele. E, coloque buques alaranjados. Bjosss

  9. Oi … Vou me casar em outubro deste ano, mas ainda não tenho vestido… Adorei o primeiro depois do seu comentário de ser um de seus prediletos… É de renda, com decote nas costas…. Gostaria de obter mais informações sobre ele… Fotos… Tem como me mandar???

    • Dayana,
      Aqui no blog, eu faço apenas um apanhado do que acho bonito na rede e posto inspirações. Este vestido que postei, é simples, creio que se você comprar uma boa renda, e tiver uma costureira competente, ele é simples de fazer. Como é um modelo comum, vou pesquisar outros na rede, para vc ver as possibilidades e conversar com quem vai fazer o seu vestido…
      Abraço!

  10. bem eu não vou casar ainda mais estou vendo vestido e tudu sobre casamento vc sabe cois de mulher,mais oq eu queria mesmo ver era uns vestidos com renda mais longos,e com bastante brilho como na estamp em sima do vestidos tivesse sei lá uns bordados,e eu queria saber tb um pouco sobre penteados uns penteados como tranças com os detalhes do cabelo e é isso obrigada

  11. Olá,
    Muito legal esse site!
    Gostaria de saber de qual estilista é aquele vestido rendado nas costas (na fotografia, está escrito Chiara, não sei se é o nome do fotógrafo). Agradeceria muito se me respondesse; achei o vestido muito lindo!

  12. Olaa, me caso no dia 24 de novembro e será no fim da tarde e em um sitio, escolhi o vestido de renda e como a minha decoraçao é com as flores amarelas escolhi meu bouquet copos de leite amarelo, fiz uma boa escolha? Ainda estou muito em duvida quanto ao penteado, qnto a calda ou vel cumprido, e em relaçao aos acessorios. Poderia me dar algumas dicas?
    Obrigada.

  13. Olá,
    tenho uma tiara estilo vitoriano, só foi usada uma vez. gostaria de saber onde posso vendê-la? abs,

  14. Daiane boa tarde
    vou me casar no mês de maio a noite 19hs meu vestido é todo de renda com decote grande nas costas e usarei veu longo estou em duvida qual o sapato usar e o buque optei pelo branco mais não sei qual flor usar, se tem alguma opinião p me dar.. estou c muita duvida ainda!
    abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: