Madrinhas, formandas e afins…

por Cleide Sousa

Se tem uma coisa que adoro são os vestidos de festa! Entretanto, apesar de acharmos ser permitido tudo em vestidos para essas ocasiões: brilhos, decotes, tecidos preciosos, recorte ajustado, nem sempre acertamos…


O “pode tudo” em formaturas e casamentos após às 20 horas está submetido ao nosso bom senso, é claro. Vou trazer alguns exemplos e compartilhar algumas impressões com vocês aqui. Porque na maioria das vezes a sensualidade está em medir o que se mostra e o que se esconde e a elegância em um equilíbrio delicado de forças.

 


Para iniciar, alguns vestidos para  você que vai ser madrinha em casamento antes das 20 horas. Não exagere no brilho e em produções muito elaboradas, a luz do dia [especialmente em tempos de horário de verão] impedem vestidos bordados, ou de tecidos brocados. Procure também evitar os longos, opte por um cumprimento elegante: chanel ou midi. Se você quiser usar um longo, escolha uma cor suave e um tecido vaporoso, assim não corre o risco de ficar vulgar.

Vestidos longos para casamentos antes das 20 horas. Opte por um corte mais sequinho ou por saias com caimento mais esvoaçante.

 

Vestidos elegantes para casamentos antes das 20 horas. O ponto central dessas produções são os tecidos de qualidade e o recorte impecável das peças.

Casamentos após às 20 horas permitem longos, tecidos com brilho, bordados e outras extravagâncias. Mas lembrem-se, vocês estão na igreja, então use o bom senso, nada de fendas profundas, transparências e decotes muito ousados.

Rachel Mc Adams na Cerimônia de entrega do Oscar - 2010

 

 

Os vestidos em tecidos finos com um bom caimento, que não armam muito, ficam lindos em qualquer ocasião. Como eles não marcam o corpo e geralmente não ficam exagerados, pode-se abusar das cores fortes, e de detalhes com brilho. O vestido verde do filme “Desejo e Reparação”[foto] ficou para a história, acho que ele é mais famoso que o filme.

Vestidos longos e vaporosos

Outra opção interessante, são os vestidos longos em tecidos mais preciosos, aqueles que por si só compõem o visual porque são encorpados e têm brilhos.

Nestas produções é preciso ter cuidado, como o tecido brilha por si, não se faz necessário bordá-los. E as jóias não precisam ser exageradas. Como no visual de Penélope Cruz. Abaixo mais alguns vestidos de cetim italiano e tafetá, para vocês conferirem.

Cuidado com a modelagem nesse caso, vestidos muito justos, em tecidos como o cetim evidenciarão todos detalhes do seu corpo. Se quiser fazer um vestido com recorte sereia, você precisa estar impecavelmente em forma!

Vestidos com babados também dão um leque de opções para mulheres que não têm medo de chamar atenção. Podem ser num estilo mais romântico, micro babadinhos, rendados, volumosos, grandes, pequenos.Confiram alguns exemplos, todos lindos!

O mais bacana, é que os babados podem ser usados para dar volume aonde você gostaria de aumentar.

Se você é moderna, jovial, e pode mostrar as pernas, os curtinhos também ficam lindos e estão na moda.

Atente para duas questões: os tecidos têm que ser nobres para que seu visual não fique aquém ao exigido para o evento; se você tem pernas mais curtas ou grossas, prefira usar vestidos na altura do joelho porque te deixam mais elegante.



Atenção, as próximas produções sugiro para formandas, pois extrapolam a sobriedade necessária aos casamentos, especialmente às madrinhas que estarão à frente, e aparecerão nas fotos com os noivos. Primeiramente os brilhos [paetês, svarowisky, lurex, brocados entre outros] e bordados:


Observem as imagens… o efeito é precioso, impressionante. Mas é preciso escolher, vestidos com muito brilho exigem um corte mais seco, sem muito modelo. Não convém combinar vários aspectos como decotes muito ousados e fendas a um vestido que já chama tanta atenção. Os exemplos acima, todos foram bem sucedidos, assim como o vestido em destaque da bela Lisa Edelstein.

 

 

Olivia Wilde – Emmy Awards

Os decotes também são um capítulo importante. Ficam lindos para festas onde se exige impacto: premiações, formaturas. Mas não vão bem na igreja. E se você optar pelo decote como a vedete da sua produção, esqueça os outros exageros.  Muito cuidado com decote e fenda no mesmo vestido… Se exagerar você pode passar a informação errada, ao invés de parecer uma dama sensual, você se parecerá uma dançarina de cabaré.


O meu banco de dados de vestidos é enorme!!! Depois compartilho mais com vocês! Gostaram?

Anúncios

6 Responses to “Madrinhas, formandas e afins…”

  1. Cleide!!!!
    Amei!!!!
    Mas creio que mesmo sendo com decote e fenda, o meu vestido de formatura foi lindo!!! rsrsrs
    Usaria ele dinovo!
    Beijos ensolarados

    • Wilsy,

      Nessa matéria nada é absoluto. A sugestão é não exagerar porque o resultado pode ser desastroso. A questão de gosto pesa muito, eu não sou muito fã de vestidos com fendas. Mas no seu caso, o corpo da modelo permitiu… então, como sempre se diz, toda regra tem suas exceções!

    • Depois vou fazer uma matéria com os vestidos de formatura das minhas amigas, se você permitir, colocarei uma foto sua com seu vestido dourado…

  2. Claro que pode!!! e deve!!! rsrsrs
    Beijos ensolarados Gatona!!!!

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: